Notícias

INSG/CASTELO REALIZA ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Macaé - RJ

INSG/CASTELO REALIZA ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Macaé - RJ

Os estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, participaram de diversas atividades ao longo dos últimos dias, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Este ano, questões ligadas à sustentabilidade e preservação da natureza estavam entre as propostas fundamentadas na encíclica “Laudato Si”, que levaram os alunos a refletir sobre o cuidado com a casa comum.

No Ensino Fundamental I, o 4º ano teve contato com a terra, realizando o plantio de hortaliças, estreitando assim a relação com a natureza e entendendo a importância de preservar o meio ambiente. Por meio da atividade, foi promovida a consciência socioambiental e o protagonismo, fazendo com que o aluno reconheça sua própria importância na construção de mudanças no mundo no qual está inserido. Os trabalhos foram supervisionados pela professora Hérika Cristina Oliveira. Já os alunos da professora Rejany Andrade confeccionaram fantoches com material reciclável. A inspiração veio por meio do filme “Flummels: Extintos!”. Durante a atividade, eles escreveram um roteiro de peça teatral para defender os direitos dos animais e protestar contra a extinção das espécies.

As turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II participaram de uma oficina de música com o professor convidado Hélio Júnior. Foram trabalhados conteúdos interdisciplinares de geometria, ciências e música, por meio da utilização de canos de PVC, na construção de instrumentos e práticas musicais. Os alunos discutiram sobre o tempo de decomposição dos materiais, cálculos necessários para a construção dos instrumentos e finalizaram com uma composição musical alusiva à Semana do Meio Ambiente. Já as turmas de 8º ano confeccionaram pipas com material reciclável durante a aula de Língua Inglesa da professora Mariana Renaud. Cada parte integrante do objeto teve sua pronúncia e escrita treinadas.  Outra atividade com as turmas de 6º e 8º ano foi proposta pela professora Mariúcha Corrêa onde os alunos coletaram material, tiraram fotos e produziram um mural com frases para produzir impacto e conscientização do leitor sobre o meio ambiente. A aula a céu aberto rendeu bons frutos, propondo aos alunos a possibilidade de ampliar o olhar para o espaço externo e também ampliar a visão crítica do quanto o meio ambiente e a nossa relação com a natureza são importantes.

Já o Ensino Médio lançou o projeto “Uma Só Terra”, com foco na sustentabilidade e harmonia com a natureza, promovendo transformações a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. Para trabalhar o tema, os assuntos foram divididos em áreas de abordagem, onde os alunos trabalharão de forma interdisciplinar, de acordo com os componentes essenciais à vida na Terra, classificados em quatro esferas: hidrosfera (9º ano) litosfera (1ª série), atmosfera (2ª série) e biosfera (3ª série). Entre as ações a serem realizadas estão: a criação de uma pequena estação de tratamento e filtragem da água; confecção de placas informativas com as áreas plantadas da escola; criação de uma placa de energia solar e a criação de uma biblioteca itinerante na escola. A culminância do projeto está prevista para acontecer no dia 14 de julho. 

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação / Paolla Itagiba / Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana

INSG/CASTELO REALIZA ATIVIDADES-SEMANA DO MEIO AMBIENTE (21 Fotos)