Algumas crenças sustentam a missão da comunidade educativa:
a) Na comunidade educativa, todos são educadores e vivem essa missão como compromisso de vida;
b) Todo educando traz consigo potencialidades para o desenvolvimento e para a prática do bem;
c) O educando é o protagonista de sua própria formação e de sua história;
d) É possível “educar evangelizando e evangelizar educando”;
e) Nosso estilo de educação configura-se não só como método, mas também como espiritualidade;
f) A reciprocidade é o melhor caminho, tanto para se entender o relacionamento entre as pessoas como para promovê-lo.
Alguns valores motivam a operacionalização da ação educativa:
a) A presença propositiva do educador entre os educandos;
b) A preventividade, uma das marcas da proposta educativa salesiana, entendida como geradora de um conjunto de atitudes e de ações no relacionamento entre educador e educando, em vista do futuro, na consciência de que é melhor “prevenir do que reprimir”;
c) O ambiente educativo, que favorece o relacionamento em um clima de acolhida, de alegria e de corresponsabilidade;
d) As forças interiores, configuradas no trinômio razão, religião e amor educativo, às quais se faz constante apelo na experiência educativa salesiana.
Acreditamos que a educação possa promover a autonomia dos educandos, tanto nos aspectos intelectuais e cognitivos, como nos desenvolvimentos social e moral. Essa autonomia tem, como pontos culminantes, a construção da identidade da pessoa, a conquista de um conceito positivo sobre si mesma e a formulação de um projeto de vida vinculado a valores.