Regulamento Biblioteca 2014

BIBLIOTECA DOM BOSCO
Biblioteca



REGULAMENTO


A Biblioteca Dom Bosco tem como objetivo a disseminação da informação através da aquisição, organização e conservação do seu acervo, proporcionando suporte às atividades de ensino, pesquisa e ao entretenimento dos alunos, professores e funcionários do COLÉGIO PIO XII.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO


O horário de funcionamento da biblioteca do COLÉGIO PIO XII, para atendimento aos usuários, será de segunda a sexta-feira, das 8H ÀS 17H.

As alterações do horário de funcionamento da biblioteca serão, exceto em situações imprevistas, sempre anunciadas com antecedência e mediante aviso escrito, afixado em local visível na biblioteca.

EMPRÉSTIMO


O empréstimo é facultado a alunos, professores e funcionários do Colégio Pio XII. Os usuários já estão cadastrados automaticamente na biblioteca, através do sistema de automação.


Modalidades de Empréstimo


Empréstimo domiciliar: é aquele cujo prazo é estabelecido em 07 (sete) dias consecutivos para alunos e 15 (quinze) dias consecutivos para funcionários e
professores; sem exceder a 02 obras para alunos e funcionários, e 05 obras para professores.


Empréstimo de obras adotadas: é o empréstimo de obras literárias adotadas pelos professores para estudo da obra. O prazo é de 4(quatro) dias consecutivos.

Empréstimo especial: é o empréstimo de obras para desenvolvimento de projetos, durante o prazo máximo de 01 (um) mês, para uso em sala de aula, mediante solicitação através de requerimento próprio e, exclusivamente, para professores. Se houver necessidade, esse empréstimo poderá ser renovado.


Observação: Existem na biblioteca obras definidas como “obras de referência”.

Não será permitido o empréstimo ou reserva deste tipo de material. Estes são de rápida consulta e de interesse geral, tais como dicionários, enciclopédias,
atlas, mapas e periódicos os quais estão à disposição para consulta interna, no recinto da biblioteca.


RESERVA


Para efetuar a reserva de uma obra, o usuário deverá fazer a solicitação diretamente no balcão de empréstimos. Feita a devolução do material reservado, este ficará à disposição do próximo inscrito por 01 (um) dia.
Passado esse prazo e não comparecendo o inscrito, a reserva será transferida para o seguinte da lista. Não havendo o seguinte, o material deverá retornar o acervo. Será observada a ordem rigorosa de sequência nos atendimentos aos pedidos de reserva.

RENOVAÇÃO


O empréstimo poderá ser renovado na Biblioteca desde que não haja pedido de reserva. A renovação poderá ser feita com 01 (um) dia de antecedência para evitar problemas e/ou multas.


COBRANÇA DE TAXAS, PERDAS E DANOS


· O usuário que não devolver o material emprestado na data determinada deverá pagar a multa estipulada de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por dia de atraso, por livro retirado, incluindo sábados, domingos e feriados.


· O usuário que estiver com a situação irregular na biblioteca não poderá utilizar nenhum de seus serviços de empréstimo.


· O usuário deverá indenizar a biblioteca por perdas de obras e danos a elas causados, sendo proibido marcá-las, dobrar páginas ou fazer anotações, arrancar partes de livros, periódicos etc.


· O usuário deverá restituir a(s) obra(s) danificada(s) com outro(s) exemplar(es), ou edição(edições) mais atualizada(s), se for de interesse da biblioteca, além de pagar multas por atraso, quando houver.


· O dano ou a perda de obra deverá ser comunicado(a) imediatamente à biblioteca. O usuário terá um prazo de trinta dias para repor a obra. Nesse período, ficará suspenso a esse usuário o empréstimo de qualquer outro material.


· A obra danificada quando substituída será devolvida ao usuário.


· No caso de estragos reparáveis, o responsável deverá pagar a restauração, em serviço especializado, indicado pela biblioteca.

NORMAS DE CONDUTA


· É expressamente proibido praticar comércio, bem como fumar, namorar, fazer uso de aparelhos eletrônicos (MP3/MP4/Ipod), telefone celular e alimentar-se no recinto da biblioteca.


· O material consultado deve ser deixado sobre as mesas, para que a reposição seja feita de modo correto pelos funcionários.

· As reclamações e/ou sugestões deverão ser entregues à coordenação ou a bibliotecária por escrito, devidamente assinadas.


RESPONSABILIDADES DOS LEITORES


· Comunicar imediatamente a perda ou extravio de qualquer material do acervo da biblioteca.


· Devolver o material da biblioteca dentro dos prazos estabelecidos.


· Atender aos pedidos de comparecimento à biblioteca, quando solicitado.


· Repor o material da biblioteca dentro dos prazos estabelecidos ou pagar os débitos referentes às multas, no caso de atraso na devolução do material.


· Solicitar a renovação do prazo de empréstimo do material.


· Zelar pela integridade das obras sob sua responsabilidade, visando à sua preservação.


· Manter silêncio nas áreas de consulta, leitura e estudo da biblioteca, como forma de respeito aos usuários e adequação ao ambiente.


· Dirigir-se aos funcionários da biblioteca com educação e respeito. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela bibliotecária e/ou pela Coordenação Administrativa.


Endereço eletrônico: biblioteca@pioxii.com.br