Proposta Pedagógica EM

O Ensino Médio no COLÉGIO PIO XII, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, tem como finalidades:

  • a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

  • a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo e adaptando-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prátic no ensino de cada componente curricular.


A prática do Ensino Médio deve se organizar de modo que os alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

  • ler e interpretar textos de interesse científico e tecnológico;

  • interpretar e utilizar diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, expressões, ícones...);

  • exprimir-se oralmente, com correção e clareza, usando a terminologia correta;

  • produzir textos adequados para relatar experiências, formular dúvidas ou apresentar conclusões;

  • utilizar as tecnologias básicas de redação e informação;

  • identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos científicos e tecnológicos;

  • identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;

  • identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representando em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações, interpolações e interpretações;

  • analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente relacionados a contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos;

  • desenvolver a capacidade de questionar processos naturais e tecnológicos, identificando regularidades e irregularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções; desenvolver o raciocínio e a capacidade de aprender;

  • formular questões a partir de situações reais e compreender aquelas já enunciadas;

  • desenvolver modelos explicativos para sistemas tecnológicos e naturais;

  • utilizar instrumentos de medição e de cálculo;

  • procurar sistematizar informações relevantes para a compreensão da situação-problema;

  • formular hipóteses e prever resultados;

  • elaborar estratégias de enfrentamento das questões;

  • interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações;

  • articular o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar;

  • entender e aplicar métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias;

  • compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;

  • fazer uso dos conhecimentos de Física, da Química e da Biologia para explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas;

  • aplicar as tecnologias associadas às Ciências Naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;

  • compreender e utilizar a ciência como elemento de interpretação e intervenção, e a tecnologia como conhecimento sistemático de sentido prático;

  • utilizar elementos científicos e tecnológicos para diagnosticar e, equacionar questões sociais e ambientais;

  • associar conhecimentos e métodos científicos com a tecnologia do sistema produtivo e dos serviços;

  • reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia, percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio;

  • compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade;

  • entender a relação entre o desenvolvimento de Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuser e se propõe solucionar;

  • entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.


Está bem explícito, nos objetivos acima, que todos devem ser alcançados utilizando-se de conteúdos factuais, procedimentais, atitudinais, conceitos e princípios. Isso prova, mais uma vez, que não há necessidade de se abrir mão de nenhum componente curricular; deve-se apenas contextualizá-lo e dar significado à aprendizagem do mesmo.


Assim, através dos educadores, utilizando-se de atividades diversificadas e tecnologias apropriadas e da metodologia do Grupo Cooperativo, trabalhamos para que nossos alunos aprendam a conhecer, a fazer, a viver juntos, a viver com os outros e a serem cidadãos honestos, porque bons cristãos.


Do Sistema de Avaliação da Aprendizagem:


A avaliação do aproveitamento escolar do aluno é um processo contínuo. Através dela, observa-se a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e o mínimo considerado necessário em termos de conhecimentos; competências e habilidades em cada componente curricular em consonância com os objetivos da educação e a filosofia do COLÉGIO PIO XII.


No Ensino Médio, a avaliação do aproveitamento deve incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências, levando sempre em consideração os objetivos visados, compreendendo a verificação do aproveitamento, a aquisição das competências e habilidades e a apuração da assiduidade.


O resultado do rendimento escolar dos alunos é expresso por meio de número de pontos com o total de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

  • 1ª Etapa: 30 pontos, com o mínimo de 60% = 18 pontos;
  • 2ª etapa: 30 pontos, com o mínimo de 60% = 18 pontos;
  • 3ª etapa: 40 pontos, com o mínimo de 60% = 24 pontos;


Ao final do ano letivo, será considerado aprovado o aluno que obtiver, no mínimo 60% dos pontos distribuídos nos três trimestres em cada componente curricular e frequência mínima de 75% das horas letivas.

Horário do Ensino Médio:

Turno Matutino:

  • 1ª, 2ª e 3ª Série –das 07h00 às 12h35;

  • Entrada dos alunos: das 06h45 às 07h00.
  • Saída dos alunos: das 12h35 às 12h45.

Turno Vespertino:


1ª Série: quinta-feira - das 14h00 às 18h30;
2ª Série: quinta- feira – das 14h00 às 16h50;
sexta-feira - das 14h00 às 15h40;

3ª Série: quarta-feira – das 14h00 às 16h50;
quinta e sexta-feira - das 14h00 às 17h40;

Verificações de aprendizagem: terças-feiras às 14h, conforme calendário entregue.

  • Entrada dos alunos: das 13h45 às 14h00.

Endereço: Rua Alvarenga Peixoto s/n.

ESPANHOL:

  • 1ª Série - quinta-feira - das 11:45 às 12h35 e de 14:00 às 14:50.
  • 2ª Série - sexta-feira - das 16h às 17h40.
  • 3ª série - quarta-feira - das 16h50 às 18h30.