Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental II no COLÉGIO PIO XII tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

  • o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

  • a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade

  • o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

  • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social.

A prática do Ensino Fundamental deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

  • compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

  • posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertença ao País;

  • conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural de outros povos e nações, posicionar-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais sociais;

  • perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

  • desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

  • conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

  • utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

  • saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

  • questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Assim, através dos educadores, utilizando-se de atividades diversificadas, tecnologias apropriadas e da metodologia do Grupo Cooperativo, trabalhamos para que nossos alunos aprendam a conhecer, a fazer, a viver juntos, a viver com os outros e a ser cidadãos honestos, porque bons cristãos.


Do Sistema de Avaliação da Aprendizagem:

A avaliação do aproveitamento escolar do aluno é um processo contínuo. Através dela, observa-se a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e o mínimo considerado necessário em termos de conhecimentos, competências e habilidades em cada componente curricular em consonância com os objetivos da educação e a filosofia do COLÉGIO PIO XII.


No Ensino Fundamental, a avaliação do aproveitamento deve incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências, levando sempre em consideração os objetivos visados, compreendendo a verificação do aproveitamento, a aquisição das competências e habilidades e a apuração da assiduidade.


O resultado do rendimento escolar dos alunos é expresso por meio de número de pontos com o total de 100 (cem) pontos, assim distribuídos:

  • 1ª Etapa: 30 pontos, com o mínimo de 60% = 18 pontos;
  • 2ª Etapa: 30 pontos, com o mínimo de 60% = 18 pontos;
  • 3ª Etapa: 40 pontos, com o mínimo de 60% = 24 pontos.

Ao final do ano letivo, será considerado aprovado o aluno que obtiver, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos nas três etapas em cada componente curricular e frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

Horário do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano):

Turno Matutino:

  • 6º ANO – segunda e quarta-feira: das 07h00 às 12h35;

- terça, quinta e sexta-feira: das 07h00 ás 11h45.

  • 7º, 8º e 9º ANO – segunda, quarta e sexta-feira: das 07h00 às 12h35;

- terça e quinta-feira: das 07h00 às 11h45.

  • Entrada dos alunos: das 06h45 às 07h00.

Endereço: Rua Alvarenga Peixoto s/n.