Como ajudar os filhos na lição de casa

Como ajudar os filhos na lição de casa

Apoio é importante, mas sempre estimulando a autonomia.

por Mariana Bueno

Do Bolsa de Bebê

Alunos que fazem lição de casa têm desempenho melhor do que os que não fazem. A afirmação parece óbvia, e foi inclusive comprovada por uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Mas muitos pais, seja por falta de tempo ou outros fatores, não ficam atentos às lições de casa dos filhos que, por sua vez, acabam não fazendo.

"Os pais, depois de chegarem em casa, devem verificar como foi feita a lição da escola, mas não sozinhos, e sim junto com o filho. E se o filho encontrou dificuldade, os pais podem ajudar em pequenos detalhes e estimulá-los a adquirirem autonomia para fazer sozinhos", afirma a psicóloga Maria Rocha, coordenadora pedagógica do Colégio Ápice, em São Paulo.

Para que serve a lição de casa?

Ela explica que a proposta da lição de casa é fazer uma fixação dos conteúdos trabalhados em sala e também avaliar a aprendizagem que o aluno desenvolveu a respeito daquilo que foi visto. Além de ajudar no aprendizado, a lição aproxima a família e é uma oportunidade para que os pais mostrem seu interesse pelo desempenho escolar dos filhos.

Como ajudar com a tarefa escolar?

"Não é fazer a lição pela criança, e sim ajudar, no sentido de organizar o espaço, ajudando na rotina da criança, ajudando com o material, mas não é necessário ficar ao lado dela. Acredito que o aluno deve tentar fazer tudo aquilo que ele consegue sem a ajuda do adulto, com a maior autonomia possível. Em uma ou duas partes dessa tarefa ele pode pedir ajuda aos pais, no sentido de orientar no desenvolvimento da tarefa e não fazer por ele. Isso é importante para que a criança não fique dependente quanto à realização de suas tarefas escolares", diz.

Quando os pais não têm conhecimento da matéria e não sabem responder às dúvidas dos filhos, a melhor forma de ajudar é buscar essas respostas em livros e na internet. "Nem sempre temos as respostas, então devemos mostrar às crianças quais as melhores fontes de pesquisa", afirma.

Dicas para os pais

Se a criança não quiser fazer a lição do dia, os pais não devem obrigá-la. A sugestão da psicóloga é que ela leve em branco para a escola e assuma as consequências de não ter feito. "Normalmente vale ponto e ela terá de se justificar para a professora, porque ela não fez – é uma relação de escola e aluno, o pai não deve intervir".

Estabelecer um horário é importante para que a criança aprenda a se organizar, mas sem determinar uma hora exata. É melhor marcar, por exemplo, depois do almoço, do que definir que será exatamente às 14 horas.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/bebe/3-a-6-anos/materia/como-ajudar-filhos-na-licao-de-casa