Alfabetização dos filhos: como os pais podem ajudar

Alfabetização dos filhos: como os pais podem ajudar

Saiba como estimular o pequeno nesse processo

por Marina Lopes

A alfabetização é um dos momentos mais importantes para as crianças, pois simboliza o início de uma fase de descobertas que vai durar por toda a vida. Esse processo exige paciência, atenção e dedicação por parte da escola e da família para que as próximas fases de aprendizado também sejam tranquilas e bem-sucedidas.

Para a pedagoga da Mercur Márcia Murillo, esse processo começa oficialmente na primeira série (com cerca de seis anos), mas cada criança tem um ritmo próprio que precisa ser respeitado. “Não podemos achar que imediatamente ela estará pronta, é preciso um tempo de experiências diversificadas, tanto com as letras, propriamente ditas, como uma continuidade às vivências anteriores”, explica.

Comparar o desempenho entre as crianças não é uma boa tática, nem fazer com que esse momento seja algo chato ou cansativo. “Muitos pais consideram o processo da alfabetização simples, mas não é. Portanto, pensar em brincadeiras, despertar a curiosidade e criar histórias são formas divertidas para que as crianças vivenciem essas aprendizagens”, sugere a pedagoga.

Dicas para ajudar na alfabetização

  • Ao acompanhar as histórias contadas pelos pais momentos antes de dormir as crianças começam a diferenciar as palavras das ilustrações.
  • Brincar com as palavras é estimulante. Coloque uma lousa em casa e estimule o pequeno a anotar algumas coisas que aprende durante o dia. Também organize brincadeiras, como a forca;
  • Compartilhe atividades com as crianças que envolvam a escrita. Que tal pedir ajuda na hora de fazer a lista de compras?
  • Disponibilizar espaços com diferentes materiais (revistas, tesoura, cola, papéis, jogos,...), buscando com isso oportunizar momentos de exploração ampliada para a criança.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/bebe/3-a-6-anos/materia/alfabetizacao-dos-filhos-como-os-pais-podem-ajudar/