Notícias

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Trabalho de campo realizado pelo 6º ano

A diminuição dos fatores determinantes da poluição atmosférica é um dos principais desafios do século XXI. A queima dos combustíveis fósseis constitui-se na causa primordial desse fator. As consequências estão presentes, essencialmente, nos dados alarmantes relacionados ao aquecimento global.

Os alunos do sexto ano foram para um trabalho de campo coletar dados nas esquinas de Avenida do Contorno com Amazonas e Avenida do Contorno com Rua Turquesa. Eles fizeram a contagem de quantos carros trafegavam por um determinado período de tempo nessas esquinas. Entrevistaram um comerciante local sobre as principais consequências desse tráfego intenso na sua atividade econômica e até na sua saúde física e na de seus clientes.

Em sala de aula, transformaram os dados de minutos para hora, dia, mês e ano. Analisaram, discutiram, pesquisaram e fizeram sugestões de medidas que poderiam reduzir a emissão de poluentes por veículos automotores.

Mas a história não acaba aqui. Durante algum tempo eles trabalharão o conteúdo em matemática, por meio de gráficos e tabelas.

Foi assustador, disse um deles, ao constatar a quantidade de carro transitando naquela localidade e a quantidade de gases poluentes emitidos por cada um deles.

É uma ação que faz o aluno se dar conta do seu papel de multiplicador dessas informações e de um futuro profissional consciente e comprometido com o bem social e com o meio ambiente.  

 

                                                                       Professora Denise Pyló