Notícias

Vivenciando a construção de uma célula

5º Ano Fund I

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material é indispensável. 

Nesse contexto a turma do 5º ano inicia os estudos sobre o Corpo humano partindo do conhecimento das menores estruturas que o formam: a célula.

O projeto foi pautado nos objetivos da unidade temática Vida e Evolução de acordo com a BNCC e busca desenvolver nos alunos habilidades e competências específicas nesse eixo.

Os alunos puderam reconhecer que todos os seres vivos são formados por estruturas básicas e microscópicas chamadas células identificando as principais partes que a compõem e suas funções.

Partindo desse princípio, junto com a professora Miriam Matos, eles tiveram oportunidade de realizar inferências por meio de observações e análises de ilustrações (físicas e digitais), participaram de uma aula prática no laboratório para visualização direta pelo microscópio de diferentes tipos de células.

Para culminância do assunto construíram um modelo de célula animal utilizando materiais específicos e roteiro de proposta pedagógica do livro didático da EDEBÊ.

 

 

Professora Miriam