Notícias

Museu de Morfologia

8º ano visita o Museu de Morfologia da UFMG

No dia 20 de março os alunos do 8º ano visitaram o Museu de Morfologia da UFMG, com o objetivo de estabelecer uma conexão prática com o conteúdo do ano, visto que a temática desta série é corpo humano.

Inicia-se a etapa estudando diferentes tipos de células, características de cada uma, funções, entre outros. Depois começa-se o estudo dos tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano.

Essa é a importância desta visita: Os alunos vivenciam uma experiência única, em visualizar partes que se originaram de um corpo real, não virtual. Eles partem de uma simples imagem em um livro para a observação de um órgão ou sistema que um dia pertenceu a um ser vivo.

Além disso, há o respeito e os cuidados com o corpo e com a saúde que se potencializam nos alunos após esta visita. Eles percebem que o organismo humano é perfeito, mas precisa de manutenção e cuidados constantes. Percebem também que há fragilidade de nossas células, tecidos, órgãos e sistemas, apesar do equilíbrio constante do organismo.

É uma experiência única e que deve ser vivenciada por todos, principalmente, por nossos adolescentes que, muitas vezes, se esquecem de valorizar e preservar a vida do organismo.