Notícias

Hora Cívica

Ensino Fundamental prepara Hora Cívica de novembro.

No dia 14 de novembro aconteceu o momento cívico do Ensino Fundamental I do Colégio Pio XII, com o objetivo de refletirmos sobre três momentos importantes deste mês de novembro.

A turma do 1º ano A fez uma apresentação sobre o dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro de 1889, marcando o início a República Federativa Presidencialista.

A turma do 1ºano B fez uma apresentação sobre o dia 19 de novembro, dia que se comemora o Dia da Bandeira do Brasil, essa solenidade passou a fazer parte da história do país após a proclamação da República no ano de 1889.

As turmas do 5º anos A e B fizeram uma reflexão sobre o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data comemorada desde 2003 em todo o território brasileiro. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade, morreu lutando pelos ideais de liberdade do povo negro. O objetivo dessa data é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil.

Estes momentos contribuem para a formação cidadã e reflexão política de nossos alunos do Ensino Fundamental I.