Quem Somos

 

 

O Colégio Pio XII é uma tradicional escola de Belo Horizonte, localizado na Avenida do Contorno – 8.902 Santo Agostinho, foi fundado pelas Filhas de Maria Auxiliadora em 06 de fevereiro de 1942.

O colégio é formado por inspiração e pelos ideais filantrópicos e religiosos do “Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA”, também conhecida como “Irmãs Salesianas de Dom Bosco”, sob jurisdição da “Inspetoria Madre Mazzarello”, que abrange os Estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, como órgão orientador e supervisor das atividades religiosas professas que congrega.

O Centro Educacional Pio XII participa da Rede Salesiana de Escolas – RSE que reúne as escolas das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) e as dos Salesianos de Dom Bosco, presentes em todo o território nacional.

A infra-estrutura do Colégio Pio XII é ampla e inclui um ginásio poliesportivo, uma capela, várias quadras e laboratórios e um teatro com 388 lugares.

O Centro Educacional Pio XII é a Entidade Mantenedora da instituição educacional, de propriedade particular, dirigido por religiosas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, filantrópica, declarada de Utilidade Pública no âmbito Federal pelo Decreto nº 66.214/70, de caráter educativo cultural, beneficente, de assistência social e promoção humana.

 

História do Colégio Pio XII
 

 

    Em seis de fevereiro de 1942, as irmãs salesianas Francisca Soares, Emanuela Prado, Zaíra Lobuglio, Edméa Barreto, Carmelita Nascimento, Florinda Oliveira e Natalina Lourenço Dias instalavam-se precariamente num prédio em construção na confluência das avenidas do Contorno e Amazonas.
 
 
 
Pio XII Antigo
 
 
 
 
    Tinha início a obra educativa do Colégio Pio XII em um contexto de sacrifício e desconforto, mas com muita perseverança e convicção. Em dois de março de 1942, tiveram início as aulas da então Escola Industrial Pio XII, com apenas 11 alunas matriculadas. No dia 8 do mesmo mês, esse número subiu para 100 alunas, mas a inauguração oficial da Escola ocorreu em 1º de novembro do mesmo ano.
 
 
 
Pio XII Antigo
 
 
 

 

    Os cursos ministrados eram o jardim da infância, o elementar e o profissional. Em 1943, foi aberto o curso da primeira série ginasial e, em 1945, foi fundado o Colégio Normal Pio XII, que iniciava o curso de formação de professoras. Ao completar dez anos de funcionamento, o Ginásio Pio XII foi reconhecido definitivamente pela Portaria nº 29, em 26 de janeiro de 1952. Inaugurando a década de 60, o Colégio Pio XII recebeu, em 1961, das mãos do Núncio Apostólico e Diretor Nacional das Obras Missionárias do Brasil – Dom Armando Lombardi – a bandeira pontifícia, por seu trabalho missionário expressivo no ano anterior.

Pio XII Antigo
 
 
 
    Em 1970, realizou-se o primeiro festival estudantil de música e poesia – FEMP –, organizado por alunas do 2º ano, sob a coordenação da professora de Português, Irmã Maria Stella Sampaio. Esse festival, desde então, faz parte das atividades anuais programadas pelo Colégio. 

    Em 1982, de acordo com a portaria 387, a escola passou a denominar-se Colégio Pio XII – 1º e 2º graus, com pré-escolar para crianças com idade inferior a sete anos.
 
 
 
Pio XII Antigo
 
 
    No ano de 1985, foi realizada a primeira olimpíada interna nas quadras esportivas do Colégio, sob a coordenação da Ir. Maria Marta Martins de Barros e do prof. José Laércio de Souza. Em 3 de outubro de 1987, inaugurou-se o Ginásio Poliesportivo Pio XII, cujas solenidades comemorativas foram abertas por ocasião do centenário da morte de Dom Bosco, em 1988.
 
 
 
Pio XII Antigo