Jeito Salesiano de Educar

MÉTODO EDUCATIVO SALESIANO

         Dom Bosco, guiado por Maria, Mãe e Mestra, no encontro com os jovens do primeiro Oratório, vivenciou uma experiência espiritual a que chamou de “Sistema Preventivo”. O Sistema Preventivo se caracteriza como método educativo e espiritualidade. Ele conjuga:

            Razão: A pessoa tem capacidade de compreender a vida e a razão de ser das coisas, por isso deve sempre perceber os motivos da ação educativa. Mais importante que fazer coisas porque devem ser feitas, ou porque se deve obedecer a um regulamento, é fazê-las por convicção, assumindo com responsabilidade as exigências para o crescimento pessoal e para a convivência no grupo. Por isso a importância da persuasão. Por meio de uma prática construtiva e crítica, educadores e educandos vivenciam, na prática cotidiana, o desenvolvimento pessoal em todas as suas dimensões: o corpo, a mente, a capacidade de atuar com profissionalismo e competência, o domínio das novas tecnologias, a liberdade, a alteridade, a democracia participativa, a consciência ética. Todos nós educamos por meio de participação, corresponsabilidade, espírito crítico e diálogo.

            Religião: A pessoa busca o sentido da vida e a alegria de viver. Com uma prática integradora, vivenciando a unidade pessoal, a mística, a ascese, com base no Evangelho, educadores e educandos abrem-se aos valores do humano e do transcendente, buscando construir o próprio projeto de vida, enquanto se inserem na comunidade de fé.

            Amorevolezza: É a identidade, a marca salesiana. Dom Bosco usava esta palavra para indicar amor, carinho, afeição demonstrada, familiaridade, presença. A amorevolezza é uma energia espiritual, que nasce da mística do amor de Deus para os jovens. Quem percebe que é amado, torna-se também capaz de sair de si e amar os outros. A presença salesiana se identifica pelas atitudes de acolhida, bondade, alegria e fraternidade, que criam um clima de família. A afeição demonstrada é o “tempero” de tudo. Dentro de uma convivência aproximada e prazerosa, educadores e educandos vivenciam a criatividade, a subjetividade, o emocional, o afetivo, a comunicabilidade, o diálogo, a amizade, a alegria de viver.

Estes são princípios que indicam uma visão harmônica da pessoa dotada de razão, afetividade, vontade, abertura ao transcendente. Nesse sentido, o Sistema Preventivo é um exemplo de humanismo pedagógico cristão, no qual a centralidade da fé está indissoluvelmente unida à apreciação dos valores presentes na história.

O Sistema Preventivo, original síntese de educação e evangelização, orienta crianças e jovens para que se tornem “bons cristãos e honestos cidadãos”. Ele configura-se como um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor, contemplado no evento da Encarnação.