Admissão de novos alunos 2019

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2019

A Diretoria do Colégio Pio XII – Belo Horizonte – MG, representado pela Irmã Áurea Martins Lopes, no uso de suas atribuições regimentais e em consonância com a legislação em vigor, torna públicas as normas regentes para o Processo de Admissão de Novos Alunos/2019.

  1. PERÍODO, LOCAL E TAXA DE INSCRIÇÃO

– As inscrições para a Admissão de Novos Alunos 2018 estão abertas, das 9h às 17h, e deverão ser feitas exclusivamente na secretaria do Colégio Pio XII – Av. Contorno, nº 8902 – Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG. Telefone: (31)3337-6055.

- O valor da taxa de inscrição para a seleção de novos alunos é de R$80,00 (oitenta reais), valor não reembolsado após a realização do Processo de Admissão de Novos Alunos 2019.

  1. EXIGÊNCIAS PARA A SELEÇÃO DOS NOVOS ALUNOS

MODALIDADE DE ENSINO

IDADE

SELEÇÃO/DATA DA REALIZAÇÃO

APÓS INSCRIÇÃO

DOCUMENTAÇÃO COMPLETA NECESSÁRIA

Maternal

02 anos – crianças nascidas até 31/03/2017.

Através de entrevista, previamente agendada na secretaria do Colégio Pio XII.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Pagamento da taxa de inscrição.

Infantil I

03 anos – crianças nascidas até 31/03/2016.

Através de entrevista, previamente agendada na secretaria do Colégio Pio XII.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último relatório de desenvolvimento acadêmico da escola de origem;

- Pagamento da taxa de inscrição.

Infantil II

04 anos – crianças nascidas até 31/03/2015.

Através de entrevista, previamente agendada na secretaria do Colégio Pio XII.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último relatório de desenvolvimento acadêmico da escola de origem;

- Pagamento da taxa de inscrição

Infantil III

05 anos – crianças nascidas até 31/03/2014.

Comparecimento do responsável para apresentação do Colégio e Proposta Pedagógica e do candidato para a Atividade de percepção pedagógica.

Data: de acordo com o agendamento efetuado na secretaria, após inscrição.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último relatório de desenvolvimento acadêmico da escola de origem;

- Pagamento da taxa de inscrição.

MODALIDADE DE ENSINO

IDADE

SELEÇÃO/DATA DA REALIZAÇÃO

APÓS INSCRIÇÃO

DOCUMENTAÇÃO COMPLETA NECESSÁRIA

Fundamental I

1º ano

06 anos – crianças nascidas até 31/03/2013.

Comparecimento do responsável para apresentação do Colégio e Proposta Pedagógica e do candidato para a Avaliação de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática

Data: de acordo com o agendamento efetuado na secretaria, após inscrição.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último relatório de desenvolvimento acadêmico da escola de origem;

- Pagamento da taxa de inscrição.

Fundamental I

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

Até 31/03/2019

7 ou 8 anos

8 ou 9 anos

9 ou 10 anos

10 ou 11 anos

Comparecimento do responsável para apresentação do Colégio e Proposta Pedagógica e do candidato

para a Avaliação de conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática e

Ciências humanas e da Natureza (Ciências, História e Geografia)

Data: de acordo com o agendamento efetuado na secretaria, após inscrição.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último boletim da escola de origem;

- Declaração de escolaridade;

- Pagamento da taxa de inscrição.

MODALIDADE DE ENSINO

IDADE

SELEÇÃO/DATA DA REALIZAÇÃO

APÓS INSCRIÇÃO

DOCUMENTAÇÃO COMPLETA NECESSÁRIA

Fundamental II

Até 31/03/2019

11 ou 12 anos

12 ou 13 anos

13 ou 14 anos

14 ou 15 anos

Comparecimento do responsável para apresentação do Colégio e Proposta Pedagógica e do candidato para a Avaliação de conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Produção Textual, Ciências da Natureza/Humanas (ciências/História/Geografia)

Data: de acordo com o agendamento efetuado na secretaria, após inscrição.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último boletim da escola de origem;

- Declaração de escolaridade;

- Pagamento da taxa de inscrição.

MODALIDADE DE ENSINO

IDADE

SELEÇÃO/DATA DA REALIZAÇÃO

APÓS INSCRIÇÃO

DOCUMENTAÇÃO COMPLETA NECESSÁRIA

Ensino Médio

1ª série

2ª série

3ª série

Até 31/03/2019

15 ou 16 anos

16 ou 17 anos

17 ou 18 anos

Comparecimento do responsável para apresentação do Colégio e Proposta Pedagógica e do candidato para a Avaliação de conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Produção Textual, Ciências da Natureza (Física/Química e Biologia) e Ciências Humanas (História/Geografia)

Data: de acordo com o agendamento efetuado na secretaria, após inscrição.

- 1 foto 3X4;

- Cópia da certidão de nascimento ou Identidade e CPF;

- Cópia do último boletim da escola de origem;

- Declaração de escolaridade;

- Pagamento da taxa de inscrição.

Os candidatos em Situação de Inclusão, no ato da inscrição, deverão também participar do processo seletivo, apresentando Laudo Médico, com especificações da Inclusão e diretrizes que deverão ser seguidas pela escola e família. Após a apresentação do Laudo, a secretaria encaminhará a Equipe Pedagógica do Segmento para avaliar o processo de seleção e inclusão do aluno de acordo com nosso regimento.

  1. 3. PROCEDIMENTOS NA REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO (Fundamental II e Ensino Médio)

  • Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos;

  • Não será permitido ao candidato o uso de aparelhos eletrônicos, calculadoras, celulares, tablets, etc.

  • Não haverá segunda oportunidade para os candidatos que já tiverem realizado a avaliação de seleção/2019;

  • Não haverá revisão de provas ou sondagens, salvo casos omissos que serão analisados pela Equipe Pedagógica.

4. RESULTADOS

  • Ø O resultado das avaliações será fornecido pela secretaria do Colégio Pio XII, diretamente para os pais ou responsáveis, após 5(cinco) dias úteis, no máximo, após a realização da Sondagem.

5. MATRÍCULA DOS CANDIDATOS SELECIONADOS

Conforme nosso Regimento:

CAPÍTULO II

Art. 95. A matrícula é o ato que vincula o aluno ao Colégio Pio XII. O processo de matrícula consta de aplicação de teste seleção, onde o aluno é avaliado cognitivamente e deverá ter rendimentos iguais ou superiores a 60% em todas as provas e produções textuais. Faz parte ainda desse processo uma entrevista com o candidato a vaga ou com os pais.

Art. 96. A matrícula ou a sua renovação é feita na época prevista no Calendário Escolar, mediante requerimento assinado pelo pai ou responsável, em que este declara, após conhecimento, aceitar as normas regimentais.

§ 1º. O Colégio Pio XII pode aceitar matrícula em qualquer época do ano, desde que exista vaga e o aluno atenda às exigências quanto à documentação relacionada neste Regimento e a aprovação na seleção.

§ 2º. As matrículas são deferidas pela Diretora e o seu controle e a efetivação ficam sob a responsabilidade da Secretária Escolar.

Art. 90. A matrícula de alunos com necessidades especiais será aceita pela escola, mediante participação em processo seletivo, entendimento com a família, com embasamento em laudo médico ou de profissional habilitado e em consonância com a proposta pedagógica da escola e Regimento.

– A Matrícula para os aprovados, poderá ser efetuada, diretamente na secretaria do Colégio Pio XII, no horário das 9h às 17h, após o resultado, de aprovação.

- Alunos fora de faixa etária da série, não poderão participar do processo seletivo, salvo casos analisados e autorizados pela Equipe Pedagógica.

Conforme nosso Regimento, o aluno só poderá ser matriculado se classificado no Processo de Admissão de Novos Alunos 2019.

6. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

  • Requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado pelo responsável financeiro;
  • Ficha Médica (formulário a ser preenchido na secretaria);
  • Atestado Médico apto para realização das aulas de Educação Física. Entregar no início do ano letivo.
    • 01 foto 3x4;
    • Cópia da Certidão de Nascimento do candidato ou Identidade e CPF;
    • Cópia do Cartão de Vacina (para alunos até 05 anos);
    • Cópia de identidade e CPF dos pais e ou responsáveis;
    • Cópia do comprovante de residência;
    • Declaração de Transferência, e Histórico Escolar: do 2º Ano EFI ao Ens. Médio, ou Registro de Percurso Escolar: do Infantil I ao 1º Ano do Ens. Fundamental, após 30(trinta) dias úteis da expedição da declaração;
    • Declaração atualizada de adimplência do Colégio de origem;
    • Pagamento quitado da 1ª parcela da anuidade de 2019;
    • Pré-contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar assinado pelos pais ou responsável.

O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Diretoria do Colégio Pio XII, caso seja apurada alguma irregularidade na documentação do aluno ou qualquer outra limitação impeditiva.

Caso haja a necessidade do cancelamento da matrícula, por parte do aluno, o responsável financeiro deverá requerer por escrito na Secretaria e Tesouraria.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 - A inscrição do candidato implicará aceitação das normas do Processo de Admissão de Novos Alunos – 2019 contidas neste Edital.

7.2 – Na ocorrência de caso fortuito, força maior ou outro fato que impeça a realização do Processo de Admissão de Novos Alunos – 2019, o Colégio Pio XII reserva-se o direito de cancelar ou substituir a prova, de modo a viabilizar a admissão.

7.3 – Todo o Edital relativo ao Processo de Admissão de Novos Alunos – 2019 será divulgado no site www.pioxii.com.br e estará disponível na Secretaria Escolar do Colégio Pio XII.

7.4 – O Edital do Processo de Admissão de Novos Alunos – 2019 será registrado no Cartório Triginelli, 3º Ofício de Notas, Av. Augusto de Lima, 385 – Centro – Belo Horizonte/MG.

7.5 – Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Pedagógica do Colégio Pio XII.

7.6 – Na oportunidade de vagas, o Colégio Pio XII, convocará através do seu site, uma nova data para novo Processo de Admissão de Novos Alunos – 2019.

Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2018.

Áurea Martins Lopes

Diretora

Aut. Nº 734354/17- SEE/MG